Inclusão no ensino superior muda a vida de alunos com necessidades especiais
Adaptações são feitas de acordo com cada necessidade para que os alunos possam aprender sem diferenciação. Wesley dos Santos, de 22 anos, tem deficiência ...
Adaptações são feitas de acordo com cada necessidade para que os alunos possam aprender sem diferenciação. Wesley dos Santos, de 22 anos, tem deficiência visual, está no 10º período do curso de Direito do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e afirma que somente na faculdade conseguiu a inclusão que procurou na educação desde os 7 anos. Entre os recursos utilizados por ele na instituição de ensino superior estão audiobooks, aplicativos e métodos exclusivos, além de toda a acessibilidade na estrutura, com pisos táteis, marcações em braile e caixas de som nos elevadores. O aluno faz as provas de forma oral, em uma sala reservada, com a orientação de professores, escolhendo as alternativas corretas nas questões e narrando as respostas discursivas. “Sempre estudei em escolas públicas e passei por muitas dificuldades com a falta de acessibilidade, o preconceito por parte de alguns alunos e o despreparo de muitos professores. No UniCV me senti abraçado, tudo o que eu preciso está disponível e meu dia a dia é super tranquilo”, afirmou. O professor de Direito João Toso é um dos discentes que atende o Wesley e desenvolveu um método diferente para que o aluno pudesse compreender ensinamentos na disciplina de Direito da Família. “Estava ensinando identificação de parentesco com desenhos, que ajudam os alunos a compreender melhor a linha reta e linha colateral, por exemplo. E vi a necessidade de conversar com o Wesley para validar um método que o ajudasse a aprender. Então desenvolvemos placas de plástico com desenhos em alto relevo feitos por uma espécie de cola, assim ele conseguiu avançar”, contou. O professor explica que todas as necessidades são identificadas e que diferentes medidas são tomadas para cada caso, tanto com o Wesley como com outros alunos. “Aplicamos provas em papel de cor diferente, em formatos alternativos, desenvolvemos métodos em conjunto. E o resultado vem à medida que eles têm êxito nas avaliações”, ressaltou. Para Wesley, a inclusão é muito importante na vida da pessoa com deficiência. “Na maioria das vezes que se fala em inclusão, fica somente no campo das ideias e não na ação. Mas no UniCV eu sinto que a inclusão funciona de verdade, tenho tudo o que preciso para ser um bom profissional”, concluiu.